Schaefer Yachts se destaca pela tecnologia no mercado náutico

Sentir o sol, o vento no rosto, a brisa do mar… se aproximar das belezas, encantos e desbravar o oceano com a ponta dos dedos e a segurança proporcionada por equipamentos de alta precisão. Parece uma daquelas nossas antigas idealizações sobre o futuro, sonhadas há décadas atrás, mas já é possível, hoje, pilotar os mais atuais, confortáveis e luxuosos barcos desta forma com as novas tecnologias de ponta desenvolvidas e aplicadas pela Schaefer Yachts em suas embarcações.


De acordo com Rodrigo Loureiro, gerente de Marketing do estaleiro, o maior hoje do Brasil, nos últimos 15 anos, a empresa investiu maciçamente em tecnologia e se preparou, treinou a mão de obra, para oferecer hoje embarcações com novidades e diferenciais em todo o mundo.

“Foi um processo intenso de aprendizado, de todo o estaleiro, para que hoje tivéssemos know how para conquistar este diferencial que temos no mercado. Atualmente, por exemplo, a nossa produção é realizada por infusão de resina a vácuo, que é um processo por meio do qual a resina é aplicada sobre a fibra de modo consistente e simultâneo, criando uma estrutura mais rígida e, ao mesmo tempo, mais leve do que o método tradicional. Somos um dos poucos estaleiros no mundo no qual todas as peças são feitas por infusão. Isso garante mais precisão, menor consumo de material e faz com que o casco fique mais leve e resistente”, explica.


Empresa tem a própria equipe de engenharia


Para sair na frente e oferecer produtos únicos no mercado, a empresa também reforçou o time e é a única a ter uma equipe própria de engenharia náutica. O estaleiro também utiliza a máquina CNC 5 eixos para a produção, que possibilitou viabilizar todos os projetos do estaleiro.

“A Schaefer é uma das únicas, hoje, no mercado náutico mundial, que possibilita usinar uma peça de até 80 pés sem fazer emenda. É uma máquina gigante, com precisão milimétrica”, destaca o gerente de marketing. O avanço nas tecnologias de produção conquistado pela Schaefer também possibilitou que seus barcos naveguem melhor, com um motor mais econômico. “Isso representa uma economia gigante para o consumidor”, diz Loureiro.



Expansão no mercado norte-americano


Para o futuro, nos próximos 15 anos, a Schaefer Yachts pretende expandir os negócios no mercado norte-americano, que hoje tem os melhores estaleiros do mundo, a população com maior poder de consumo e um público exigente.

O estaleiro já tem uma filial, desde 2016, em Fort Lauderdale, e agora pretende conquistar o mercado da Costa Oeste e Costa Leste dos Estados Unidos. Segundo Loureiro, a empresa ainda planeja entrar no mercado europeu. “Mas ainda estudamos esta expansão. Isso, claro, sem abandonar o mercado nacional”, afirma.

No mercado náutico, Rodrigo Loureiro avalia que haverá mudanças significativas nos próximos 15 anos, como a implantação de motores elétricos, como os dos carros híbridos. Ele avalia ainda que será forte a tendência de compartilhamento de embarcações, para a locação e compra. “Assim como já ocorre muito hoje com imóveis, acredito que este seja o futuro, que isso não é apenas momentâneo, mas vai mudar o mercado náutico, aliás, já está mudando”.

Para ele, ao invés de prejudicar o setor, esta tendência vai fomentar a procura pelos barcos. “Isso viabiliza que muita gente que não tem acesso hoje a embarcações passe a navegar, conheça o mercado e passe a ser também consumidor. Isso vai modificar as relações como as conhecemos hoje e, com certeza, estimular ainda mais o crescimento do setor”, finaliza Rodrigo Loureiro.


Conforto, elegância e sofisticação


Alguns produtos que demonstram o pioneirismo do estaleiro em inovação e tecnologia são a Schaefer 25M e a Schaefer 770, esta última a mais moderna, com o diferencial de duas plataformas laterais, que se tornam áreas de lazer no mar . Únicas no mercado, aliando conforto à alta tecnologia, as embarcações se destacam pela beleza, acabamento, sofisticação e alto desempenho.

Destaque