Santa Catarina se consagra como maior polo náutico brasileiro e atrai mercado internacional

Localizado na Grande Florianópolis, estaleiro catarinense é o maior fabricante de iates da América Latina e cresceu 25% no ano passado

O mercado náutico brasileiro vem apresentando bons resultados nos últimos anos, tendência acelerada durante o período de isolamento social devido à pandemia do novo coronavírus. Segundo a Associação Náutica Brasileira, o mercado de barcos apresentou um crescimento de 30% em 2020. Essa demanda em expansão traz benefícios para toda uma cadeia produtiva, incluindo estaleiros, empresas de comércio exterior, de aluguéis de barcos, de bens de consumo, entre outros. Hoje, Santa Catarina possui cerca de 200 estaleiros e é o principal polo do setor no país.


O Estado conta com negócios de alto padrão presentes nos principais eventos do segmento no país e no mundo. Com as vendas em alta, um estaleiro da Grande Florianópolis ampliou de forma significativa a produção de barcos​. As atividades da Schaefer Yachts começaram oficialmente em 1992 e, hoje, a empresa com sede em Florianópolis é a maior fabricante de barcos e iates da América Latina.



Rodrigo Loureiro, gerente de marketing da Schaefer Yachts, conta que a empresa gera mais de 600 empregos diretos hoje nas três fábricas, localizadas em Florianópolis, Palhoça e Biguaçu, onde produz barcos entre 30 e 83 pés – o único do país com um portfólio tão amplo. Muitas empresas nasceram de departamentos próprios do estaleiro e passaram a seguir novos rumos com a expansão da demanda. Com foco nacional em São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Santa Catarina, o faturamento cresceu 25% no ano passado.

— Não tínhamos visto esse movimento no mercado náutico desde 2013. Hoje temos fila de espera para qualquer um dos nossos 11 modelos de barcos entre 3 e 6 meses — conta Loureiro.


Desbravando mares internacionais


Além das estruturas em Santa Catarina, a Schaefer Yachts também conta com escritórios em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Ft. Lauderdale, na Flórida. O estaleiro já vendia pontualmente para o mercado externo, mas foi a partir da criação do escritório nos Estado Unidos que surgiu o foco para a exportação ao país norte-americano. Segundo Loureiro, o diferencial está na qualidade e exclusividade dos produtos elaborados pela empresa.

— A Schaefer Yachts tem por característica uma linha de design extremamente moderna, e sempre procurando inovar, sem perder o foco na qualidade superior que temos e a navegação dos nossos barcos. Temos uma excelente navegação, mesmo com qualquer intempérie no mar. Temos feedbacks de clientes que passaram por situações de mar alto e vento, por exemplo, e que ficaram muito felizes com o resultado da navegação — reforça.

A tecnologia usada na construção de iates pela Schaefer Yachts é compatível com os melhores estaleiros do mundo. Hoje, a empresa conta com as mais exigentes certificações internacionais, como a NMMA e a CE Class A, apontando nível de segurança máxima dos produtos. Essas certificações reforçam a credibilidade da empresa no mercado nacional e também nos Estados Unidos e Europa.

Com os certificados, o design e a navegação exemplar nos barcos, a conquista do mercado externo é ampliada ano a ano. A Schaefer Yachts participa dos principais eventos do setor náutico, os chamados boat shows dos Estados Unidos. Somente no mês passado, foram exportados mais de 10 barcos para este mercado. Para alguns modelos produzidos pelo estaleiro, as vendas são maiores do que a demanda no mercado brasileiro.


Destaque